Transformação digital de negócios é a aplicação das tecnologias digitais aos processos operacionais, tornando-os, o mais que possível, autônomos, inteligentes e ágeis, resultando para o negócio em maior desempenho e agilidade para mudar e evoluir. Diversas tecnologias podem ser aplicadas, sendo de maior impacto as de automação digital, a inteligência artificial e os serviços de nuvem.
O movimento dos negócios em direção à nuvem é definitivo e a expectativa é de que em curto prazo todos os negócios públicos e privados terão 100% de suas aplicações mais relevantes na nuvem. Muito além de oferecerem apenas hospedagem de aplicações e dados, sua evolução tecnológica tem trazido facilidades, serviços de software e ferramentas que incorporam novos métodos ágeis de trabalho que podem implicar em mudanças operacionais e culturais importantes nos negócios.
Diversos fornecedores concorrem para oferecer inovações e melhores serviços de nuvem e atender às necessidades de diferentes tipos de negócios durante todo o ciclo de vida de uma aplicação. Isso se dá através de pacotes de serviços IaaS (infraestrutura como serviços), PaaS (plataforma como serviços) e SaaS (software como serviços).
A migração das aplicações para a nuvem permite reduzir a complexidade e o tempo dedicado à administração da infraestrutura própria de TI, reduzir o custo pagando apenas pelos recursos que consomem, e concentrar o foco da equipe de TI na digitalização e melhoria dos processos e aplicações.
Novas ferramentas e métodos ágeis reduzem o tempo para conceber, desenvolver, colocar em operação e melhorar aplicações de TI que, concebidas em novas arquiteturas de micro-serviços (e não mais como blocos monolíticos de difícil manutenção) constituem conjuntos funcionais independentes que podem ser continuamente criados e melhorados com agilidade e em alinhamento com as necessidades e a dinâmica do negócio.
Muitos negócios têm seus processos ainda parcialmente digitalizados e exigem intervenções manuais para captura, processamento e entrada de dados: documentos em papel, planilhas, editores de texto, sites internet, etc. Outro desafio são as aplicações não integradas que dependem de troca manual de dados entre elas.
Novas tecnologias de automação digital, como os robôs RPA, estão permitindo cobrir essas falhas interagindo com as interfaces de usuário das aplicações como se fosse o próprio usuário. Robôs RPA permitem eliminar rapidamente gargalos a tempo e custo mais baixos do que desenvolver as integrações. Com a eliminação de erros e a redução de tempo e custo em tarefas repetitivas e de alto volume, liberam-se horas de trabalho de pessoas que podem então dedicar-se às tarefas de maior importância e valor para o negócio.
A tecnologia RPA integrada às demais tecnologias de automação como gestão de conteúdo, captação de dados, inteligência artificial, regras de negócios, workflow e outras, permite criar robôs (chamados de “trabalhadores digitais”) especializados em tarefas predeterminadas dentro de um processo de negócios. Por exemplo, receber solicitações de um cliente via email, qualificar o assunto, agregar informações do seu histórico e encaminhar para a pessoa adequada ao atendimento.
A utilização desses robôs como extensão do trabalho humano, para a execução das tarefas repetitivas nos processos de responsabilidade do trabalhador de conhecimento, libera seu tempo e permite que se concentre nas atividades de maior valor, que podem beneficiar mais significativamente o negócio. Esta conjugação de robôs e humanos trabalhando em colaboração é o que se está chamando de “hiper-automação”.
O uso da inteligência artificial como “infusão” nos processos de negócios permite aplicá-la em etapas dos processos de negócios acrescentando-lhes capacidades cognitivas.
A equipe de consultores da Arpia pode ajudar na transformação digital de negócios atendendo às necessidades de:
· Automação Digital de Negócios,
· Modernização e Migração de Aplicações.
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