Serviços de Nuvem
A evolução da tecnologia e dos serviços de nuvem trouxe para os negócios novos métodos ágeis e ferramentas de trabalho para projetar, desenvolver e implantar continuamente e com velocidade novos aplicativos de uso interno e de serviços aos clientes. Essa é uma razão importante para explicar a aceleração do processo de jornada para a nuvem, uma prioridade e um caminho sem volta para as organizações. A expectativa é de que em pouco tempo a grande maioria dos negócios tenha 100% de suas aplicações mais relevantes na nuvem.
Os serviços de nuvem, que inicialmente eram limitados às capacidades de processamento e armazenamento de dados sob demanda, são hoje oferecidos em três modelos que agregam ferramentas para diferentes casos de uso: infraestrutura como serviços (IaaS), plataforma como serviços (PaaS) e software como serviços (SaaS).
A migração para a nuvem reduz o trabalho operacional de gestão de infraestrutura, que tende a dedicar-se mais ao monitoramento e à otimização do uso (e custo) dos recursos de nuvem. Além disso, e mais importante, permite que o foco da equipe de TI se direcione mais à melhoria contínua dos processos e aplicações, o que impacta direta e positivamente no desempenho e nos resultados do negócio. Os serviços de nuvem são despesas variáveis por consumo de recursos e sua alocação pode ser aumentada ou reduzida conforme a necessidade.
Entretanto, as aplicações atuais não foram criadas para a nuvem e, sem que passem por um processo de modernização, na maioria dos casos resultam em aumento de custos, sem trazer os outros benefícios esperados.
A jornada para a nuvem exige um planejamento cuidadoso que envolve avaliações e decisões técnicas importantes para o sucesso da migração para a nuvem.
Jornada para a Nuvem
Serviços da Jornada para a Nuvem
Planejamento da Jornada
para a Nuvem
Nossa equipe pode ajudar a criar, em colaboração com sua equipe, um plano viável e seguro de mudança de suas aplicações para a nuvem.
O plano se inicia com o entendimento de objetivos e necessidades de seu negócio, seguido de um levantamento e mapeamento das aplicações e uma análise de funcionalidades, integrações, tecnologias, restrições e necessidades de mudança, manutenções em andamento e novos aplicações em desenvolvimento.
A partir daí, ajudamos sua equipe na avaliação e definição de: (1) quais aplicações podem / devem migrar com poucas ou nenhuma modificação; (2) quais aplicações devem ser modernizadas antes de migrar;(3) quais aplicações devem ser refeitas como aplicações nativas da nuvem, e (4) quais aplicações não devem migrar para a nuvem.
Essa é a base para o plano da jornada para a nuvem que deve consolidar objetivos, estratégias de migração, prioridades e metas e transformados num projeto para execução.
Nossa equipe pode ajudá-lo na escolha do(s) fornecedor(es) que melhor atenda(m) às necessidades de seu negócio: seja na AWS, no Microsoft Azure, no Google Cloud Platform ou no IBM Cloud. Nossa consultoria conta com especialistas capazes de participar e dar o suporte necessário à sua equipe durante o processo de execução da migração para a nuvem.
A partir da avaliação da aplicação, restrições e capacidades e da definição dos objetivos da modernização, tais como: aumentar a segurança, reduzir o custo, aumentar a disponibilidade, a escalabilidade, o desempenho, a agilidade (de operação, de manutenção, para escalar, etc.), traçamos junto à equipe do cliente o plano de modernização.
O escopo do plano inclui a análise da arquitetura, módulos e componentes funcionais, código, tecnologia e a definição das intervenções a serem executadas na aplicação para alcançar os objetivos da modernização. A partir daí, os trabalhos consistem em planejar e implementar intervenções na aplicação, que podem ser desde pequenas intervenções até a adoção de uma nova arquitetura.
Um estudo de TCO (custo total de propriedade) deve corroborar as decisões de modernização da aplicação. Um modelo de governança da aplicação deve ser definido com a previsão de processos cíclicos contínuos para desenvolver, testar, assegurar sua qualidade e principalmente, operar.
Após a fase de testes integrados, verificação de qualidade, segurança e desempenho, define-se o plano detalhado da operação.
Nossa equipe trabalha em sinergia com a equipe do cliente, extraindo o melhor da computação em nuvem para garantir os melhores resultados nessa jornada.